domingo, 2 de maio de 2010

Making of

1º passo: Foto do fundo - A foto foi gerada a partir da foto "Açude". Após duplicar o fundo, usei a ferramenta Clone Stamp para copiar a parte escura das árvores por cima de todos os elementos "artificiais" que apareciam na parte da foto entre a água e o céu, eliminando os prédios e as luzes que não eram da lua. Em seguida, utilizando a ferramenta Rectangular Marquee, eu selecionei a área preenchida pela água, e depois aumentei esta área de modo que a água preenchesse toda a parte inferior da foto. Logo após, utilizando novamente a ferramenta Clone Stamp, eu copiei partes da água para cobrir os reflexos que não eram da luz da lua, e em seguida, utilizando a ferramenta Spot Healing Brush, tentei disfarçar o uso da ferramenta Clone Stamp. Depois, utilizando a ferramenta Pucker do filtro Liquify, eu modifiquei a parte clonada das árvores para transformá-las em montanhas, já que a cor escura da clonagem não deixa claro que se trata de árvores, podendo ser confundidas com montanhas. Por fim, utilizei a ferramenta Eyedropper para escolher a cor necessária para pequenos ajustes, e em conjunto com a ferramente Brush pintei algumas pequenas "falhas" provenientes do uso da ferramenta Clone Stamp na parte escura das árvores, já que nesta parte eu não havia aplicado a ferramenta Spot Healing Brush. Por fim, apliquei o filtro Halftone Pattern com cores que, na minha opnião, melhor se encaixavam para dar efeito de luz da lua e escuridão.

2º passo: Elementos adicionais - Para copiar o nome da empresa, o nome do estúdio de criação e o ano em que foi criado (SEGA/OVERWORKS, 2000), utilizei a ferramenta Rectangular Marquee ao redor dos nomes na foto "Capa_01", e depois com a ferramenta Magic Wand fui eliminando todo o fundo da foto, para que ficasse selecionado apenas as letras e os números. Com o comando Copy (Ctrl+C) e Paste (Ctrl+V) passei os nomes para a foto deofundo, que a partir de agora será a foto final (capa). Mudei as dimensões do nome para que ficasse de um tamanho proporcional à capa e, como ao utilizar o comando Paste o Photoshop criou uma nova camada e a seleção dos nomes não ficou apenas nas letras mas sim um "novo retângulo", utilizei novamente a ferramenta Magic Wand para selecionar mais uma vez apenas as letras e os números. A seguir, com a ferramenta Brush, pintei os nomes e o ano de branco. Em seguida, utilizei a ferramenta Quick Selection na foto "Capa_02" para selecionar a borda "Dreamcast". Com os comandos Copy e Paste copiei a seleção para a capa, e então mudei suas dimensões para ajustá-la as dimensões da capa. Utilizei o mesmo processo de cópia da borda "Dreamcast" para a cópia do selo da "ESRB". Com a ferramenta Quick Selection, selecionei mais uma vez a borda "Dreamcast", desta vez na capa, para ajustar algumas "falhas". Com a borda inteira selecionada, utilizei a ferramenta Magic Wand para "desselecionar" a palavra "Dreamcast" e o símbolo do console, e depois pintei com a ferramenta Brush tudo que estava selecionado de preto; para eliminar algumas cores que estavam na lateral direita da borda, utilizei a ferramenta Burn até as cores ficarem pretas; e com a ferramenta Eliptical Marquee selecionei uma parte da borda e deletei a seleção para a linha da borda ficar mais reta. Por fim, criei uma camada de texto com a fonte "Arial Black" de cor branca para colocar o número abaixo do selo da "ESBR", redimensionando para que ficasse proporcional ao selo.

3º passo: Título - Para colocar o título na foto, criei duas camadas de texto na capa utilizando a fonte "Birth of a Hero": "Lunar" e "Gates". Em seguida, alterei as dimensões dos textos para largura e altura igual a 450, e logo após, utilizando Blending Options na camada Gates, apliquei os efeitos Gradient Overlay e Stroke. Depois copiei o layer style e colei na camada Lunar, alterando apenas o ângulo do Gradient Overlay para que nas duas camadas de texto o efeito desse a impressão de que a lua do fundo estava iluminando as palavras. Por fim, apliquei o filtro Wind nas duas camadas para dar mais efeito ao título, de modo que desse a mesma impressão que o Gradient Overlay dava (a de que o efeito fosse causado pela lua), e depois alterei um pouco as dimensões das palavras com a ajuda de algumas marcações e utilizando o modo Distort do Free Transform.

Obs_1: Após terminar o título, afastei o selo da "ESRB" e o número abaixo dele um pouco mais para a esquerda, e com a ferramente Crop recortei a imagem, eliminando um pequeno pedaço da parte esquerda da capa, para que a lua ficasse mais centralizada.
Obs_2: Para dar maior destaque a lua do fundo, copiei a lua da foto "Moon", depois a posicionei e a redimensionei de modo que se encaixasse com lua do fundo, e por fim mudei seu Blending Mode para Overlay.
Obs_3: Criei novos objetos para utilizar na imagem de fundo a partir do tutorial do link a seguir: http://www.photoshoplady.com/tutorial/light-beam/636. Ao copiar os objetos para a imagem de fundo, coloquei o Blending Mode de todos no modo Screen e e em todos apliquei o filtro Twirl.

4º Passo: Personagem 1 - Alternando entra as ferramentas Quick Selection, Magic Wand, Magnetic Lasso e o modo Quick Mask, selecionei o corpo que será um dos personagens na imagem "Personagem_01". Copiei a seleção para uma nova camada, e a preenchi a camada Background com a cor preta. Utilizando o mesmo objeto que apliquei no fundo (o "cometa" do tutorial), apagando com a ferramenta Eraser a "cauda" do objeto e modificando a sua cor, copiei para o documento do primeiro personagem. Depois, fiz algumas alterações neste obejeto com o filtro Shear. Em seguida, copiei, novamente do documento do objeto "cometa", apenas as camadas com os raios menores e suas partículas, e com o filtro Shear fiz novas mudanças. Depois fiz alguma mudanças com o Color Overlay no Blending Mode da camada com os "raios menores" e as partículas. Adiante selecionei a blusa branca com a ferramenta Magic Wand, e fiz mudanças ajustando o Color Balance e Brightness/Contrast. Com a ferramenta Quick Selection, selecionei o cabelo, e mais uma vez ajustei o Color Balance e Brightness/Contrast para realizar algumas mudanças. Juntei todas as camadas com Merge Visible, e com a ferramenta Magic Wand fui selecionando diversas vezes o que tinha de preto no fundo da imagem, depois inverti a seleção, copiei e colei na capa. Por fim, fiz alguns ajustes utilizando o Hue/Saturation e apliquei Outer Glow no seu Blending Mode.

5º Passo: Personagem 2 - Trabalhando com a imagem "Personagem_02", primeiro dupliquei a camada Background, espelhei horizontalmente a camada duplicada, e preenchi a camada Background com a cor preta. Com as ferramentas Quick Selection, Magic Wand e o modo Quick Mask selecionei o corpo que será o segundo personagem. Inverti a seleção e deletei o fundo da camada duplicada. Depois selecionei a blusa branca com a ferramenta Magic Wand, e fiz mudanças ajustando o Color Balance e Brightness/Contrast. Com a ferramenta Quick Selection, selecionei o cabelo, e mais uma vez ajustei o Color Balance e Brightness/Contrast para realizar algumas mudanças. Depois, apliquei Outer Glow no Blending Mode. Copiei o objeto "cometa" com algumas alterações nas suas dimensões e na sua cor, e depois apliquei o filtro Twirl. Juntei tudo com Merge Visible, selecionei tudo, e com a varinha mágica fui tirando as partes preta do fundo da foto. Copiei o personagem que estava selecionado e colei na capa, e para finalizar ajustei um pouco o Brightness/Contrast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário