domingo, 27 de fevereiro de 2011

Breve resumo - O que é Semiótica

Semiótica é a ciência que estuda os signos (do grego semeion, ou seja, signo). Podemos distinguir duas ciências que abordavam temas similares e que se desenvolveram no século XX: a linguística, ciência da linguagem verbal, e a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. Em qualquer que seja o tipo de fenômeno, a Semiótica possui seu papel de linguagem, de signo.
O legado do cientista e filósofo americano Charles Sanders Peirce nos propõe, principalmente, uma noção do crescimento contínuo no universo e na mente humana. Estuda-se também uma arquitetura filosófica, chamada de edifício filosófico peirceano, onde se tem como primeira instância de um trabalho filosófico a Fenomenologia. Sob a base desta primeira instância se desenvolvem as ciências normáticas obedecendo à sequência seguinte: Estética, Ética e Semiótica ou Lógica, a qual compreende a Gramática Pura, a Lógica Crítica e a Retórica Pura. Por fim, como última ciência desse edifício aparece a Metafísica ou ciência da realidade.
A fenomenologia é a descrição e análise das experiências que estão à disposição para todo homem. Peirce propõe que tudo que se dá à consciência se processa numa gradação de três propriedades que correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência: Qualidade, Relação e Representação, posteriormente fixadas como Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.
A Primeiridade é a qualidade da consciência imediata, uma impressão (sentimento) indivisível, não analisável, inocente e frágil. A Secundidade é a categoria que a concretude e o lidar cotidiano fazem mais familiar. Já a Terceiridade aproxima um primeiro e um segundo numa síntese intelectual correspondente ao pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo. Segue um exemplo dado no próprio texto: o azul, simples e positivo azul, são um primeiro. O céu, como lugar e tempo, aqui e agora, onde se encarna o azul, é um segundo. A síntese intelectual, elaboração cognitiva – o azul no céu, ou o azul do céu – é um terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário